Bolsa-Artista, eu aprovo!


Projeto cria o programa Bolsa-Artista

Os artistas brasileiros em início de carreira poderão contar com um auxílio financeiro do governo, destinado a financiar sua formação e aprimoramento, caso o PLS 404/2011, que cria o programa Bolsa-Artista. Estamos na torcida pra que seja aprovado. A proposta é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e será votada em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE), no retorno das atividades legislativas, em 2012 (não custa nada ficar de olho!).
O senador explica, em sua justificativa, que a iniciativa é inspirada no programa Bolsa-Atleta, que tem o objetivo de valorizar os talentos esportivos do país. A bolsa-artista, por sua vez, seria um mecanismo de apoio e incentivo a artistas iniciantes, mas com potencial já evidenciado em seus campos de atuação. Será custeada pela União.
Poderão participar do processo seletivo, a ocorrer anualmente, artistas dos campos das artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, em suas variedades eruditas e populares. Os critérios e os valores dessa bolsa serão fixados posteriormente, em regulamento. Ela será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais, e destina-se ao desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não a projetos culturais específicos.

“Pretendemos, dessa forma, criar condições para que se desenvolvam talentos em diversas áreas artísticas que, muitas vezes identificados na infância ou adolescência, não encontram oportunidade de se desenvolver e se integrar ao cenário artístico e cultural do país”, explica Inácio Arruda na justificativa ao projeto.
Para se habilitar, o candidato ao benefício precisa ter pelo menos 12 anos na data da apresentação da candidatura. Se tiver menos de 18 anos, deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, salvo se já houver concluído o ensino médio. No ato da inscrição, deve apresentar um plano anual de formação ou aprimoramento no seu campo de atuação, contendo currículo, detalhamento das atividades a serem realizadas e dos objetivos e metas a alcançar, tudo isso acompanhado de documentos e imagens considerados relevantes para a compreensão da trajetória do artista.
A matéria já tem voto favorável da relatora na CE, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Fonte:  Agência Senado

5 comentários:

  1. Olha, eu gostei muito dessa notícia!
    Também estou torcendo para que dê tudo certo.
    Precisamos mesmo de mais incentivo às artes em nosso país.
    Estou seguindo o seu blog!
    Beijos
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o incentivo já é um grande passo, o problema são os desvios de recursos que sempre acontecem... torço para que o projeto seja de fato bem sucedido! Sem dúvidas é uma notícia que merece ser comemorada! Parabéns pelo blog!

    http://www.sublimeirrealidade.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/sublimeirrealidade

    ResponderExcluir
  3. Tá aí uma coisa que gostei de ler! Isso seria muito bom se realmente incentivasse a cultura no nosso país!

    Passa lá no meu blog pra conhecer depois!

    ResponderExcluir
  4. Os artistas devem ser incentivados mesmo...o artista no Brasil é muito discriminado, mas deve haver uma fiscalização intensa para não acontecer o desvio da verba e cancelarem o projeto.

    Vou trabalhar com teatro tambêm, se quiser me mandar noticias sobre, aniversarios de ator,grandes companhias ficarei grato !

    comentado

    http://universovonserran.blogspot.com

    Aproveitando para dizer que montamos um grupo para divulgar blogs no face, quem quiser entrar será muito bem vindo para divulgar seus trabalhos !
    Segue o link do grupo:
    http://www.facebook.com/groups/274247739286217/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos comentários, é um prazer recêbe-los aqui Gisele, Bruno, Andre e victor.

    Victor será uma honra colaborar com teu trabalho. conte comigo.
    Já estou participando do grupo e seguindo seu blog.
    grata por seguir o meu.

    Beijos, Graci Cruz.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog e deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Minha foto
GRACI CRUZ É Graduada em Licenciatura Plena em História/ UESPI; e em Artes Visuais/UFPI. Experiente na área de Artes Visuais, especialista em aquarela, amante do Teatro (Contadora de história e atriz profissional – DRT/PI, Registro n° 238/2005). É professora/ pesquisadora na área de História e Arte com foco na educação. Morou de 2006 a 2009, fora do Brasil, nas Antilhas Holandesas – Caribe; ampliando o contato vivencial com outras culturas. Fala inglês e espanhol com fluência. Editora do blog: www.sitok-sitak.blogspot.com onde publica artigos e informações sobre arte e cultura. Conheça também o projeto @museu.imaginário (IG) Instagram/ Portifólio: @graci_cruz1
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."