ExeRcíCioS

Exercícios de teatro experimentados em oficinas realizadas pela Cia. SiTok-sitAk de Teatro e Pesquisa (publicados em ordem decrescente, para que as atualizações sejam visualizadas primeiro)

Em breve estaremos publicando outras experimentações feitas pela SiTok-sitAk. AGUARDE!
******************************************
11. Imitação surpresa:
O professor fica sozinho na sala. Chama um aluno qualquer, e quando este entra, o professor passa imitar o jeito do aluno, durante mais ou menos 1 minuto. E assim sucessivamente cada aluno é chamado a entrar na sala onde será imitado pelos que lá estiverem.
Objetivo:

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
________________________________________

10. Todos os participantes de olhos vendados. Duplas.
Apertam-se as mãos, “sentem” as mesmas: temperatura, textura, forma, etc. A instrutora “mistura” a turma, vai deslocando com cuidado um por vez, ou seja, tira do lugar onde ele estava quando colocou a venda e sentiu as mãos do colega. Quando a turma está “misturada”, dar a orientação para que cada um encontre o colega de quem apertou e sentiu as mãos. Quem encontra e tem certeza que é o seu colega, abraça, tira a venda e vai para perto da parede até que todos encontrem o seu companheiro.

Objetivo:

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
_________________________________

9. Todos os participantes de olhos vendados. Duplas.
A Instrutora vai dando a orientação das ações que devem ser demonstradas somente com as mãos como “se fosse um diálogo”, ou seja, a dupla “fala” somente com as mãos: Alegria, tristeza, fome, pavor, medo, frio, euforia, bem-estar, felicidade, harmonia, saudade, encantamento, e assim por diante conforme a realidade do grupo (se crianças, adolescentes e ou adultos);
Objetivo:
___________________________________
8. Em duplas, olhos abertos.
Um sentado em frente ao outro. Os dois se comunicam por uma língua estranha e mantém um diálogo onde nenhum dos dois fala a língua do outro. Permanecer na atividade por no mínimo 3 minutos até que o diálogo esteja fluindo com “naturalidade”, sempre mantendo a língua criada.

Objetivo:

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
_____________________________________
7. Apresentação de improvisação com grupos de três componentes:
(para o grande grupo, no espaço cênico):

Um é o tradutor e os outros dois “falam” uma língua que deve ser traduzida pelo tradutor . Neste jogo vale a criatividade do tradutor. Ele, na verdade, cria situações, ou seja, não traduz o que os “estrangeiros” falam porque nem ele sabe o que eles estão falando. Ele cria uma possível intenção do que está sendo dito e por isso está livre para criar situações sejam elas de intriga, de competição, de tragédia ou de comédia. Termina quando o tradutor entender que deve terminar.

Objetivo:

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
___________________________________

6. linguagem gestual: 

Cada aluno, em sua vez, vai fingir que está andando em chão de cimento, areia e água. Os colegas terão que perceber em que ordem ele andou.

Objetivo:

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro

___________________________

5. linguagem gestual: 

Cada aluno-ator escolhe uma atividade do seu dia-a-dia e, pela maneira de porceder, todos vão poder concluir o que ele está fazendo. Como exemplo: acordar, escovar os dentes, tomar banho ou outra atividade, sem fala usando apenas o seu gestual.

Objetivo:

* De modo geral,os alunos apresentam uma tendecia a complicar, não se limitando a escolher uma atividade simples,mas procurando fazer uma verdadeira cena,complicada e cheia de detalhes.
Preconizamos começar o trabalho com algo muito simples,para que a atividade seja realizada com muita concentração, e que os gestos utilizados sejam nitidos, e não levemente esboçados, em razão da pressa em realiza-los.


Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
_____________________________

4. linguagem gestual:

Todos os alunos sentados, numcirculo e em silêncio. O Ator-instrutor da oficina mostra uma folha de papel em branco, amassa e diz que cada um vai usar aquele papel amassado como se fosse um determinado objeto, à sua escolha, e ao terminar de usar sem amassar irá passar para o colega ao lado, que dará uma nova leitura pro papel amassado.

Como não se pode falar durante o jogo, o aluno que recebeu o objeto vai manipula-lo, para demonstrar que percebeu o que era o objeto sugerido pelo colega anterior. uma vez feito isto, ele também vai criar o seu "objeto" e passa-lo adiante.

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro

_____________________________________

3. Integração:

Um aluno sai da sala,e então,escolhe-se alguém para "ficar na berlinda" ao voltar quem saiu, terá de que descobrir quem foi o escolhido, fazendo perguntas do tipo:
  • se ele fosse um livro, qual seria o titulo ?
  • se ele fosse uma paisagem, como seria?
  • se fosse um carro, qual seria a macar?
  • se fosse uma música, qual seria ?
  • se fosse um filme, qual seria o título ?

Cada um que for inquirido, dará a resposta que achar mais condizente com o colega escolhido.

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro

___________________________________

2. Ouvir no silêncio:

Sugira que os alunos-atores fiquem absolutamente silenciosos, imóveis, concentrados e procurem registrar todos os sons que ouvirem.
Para facilitar a concentração, pode-se sugerir que fiquem de olhos fechados. Sem ver, é mais fácil concentrar-se no que se ouve. Depois de poucos minutos, dá-se por terminado o jogo, e faz-se uma avaliação dos resultados dentro do circulo de amizade .
Cada um dizendo o que ouviu. É importante perceber que cada experiência vai mostrar, de forma indireta, que os melhores resultados foram resultantes da maior concentração em ‘ouvir no silencio’.

Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro
__________________________________

1. Imaginativo:

Através de um comando de voz, relaxadamente ao som de alguma música, ao se deitarem, procurar se lembrar de todo o dia vivído com o máximo de detalhes possiveis.

*Realizando sempre este exercício, o aluno vai cultivar não só a concentração e a memória, mas aproveitar toda a vivência, ao invés de jogá-la fora. É importante que os artistas retenham as experiências vivenciadas, porque eles nunca sabem quando irão precisar de uma parte delas para compor algum personagem.
Fonte: Comunidade do orkut: exercícios e jogos de teatro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog e deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Minha foto
GRACI CRUZ É Graduada em Licenciatura Plena em História/ UESPI; e em Artes Visuais/UFPI. Experiente na área de Artes Visuais, especialista em aquarela, amante do Teatro (Contadora de história e atriz profissional – DRT/PI, Registro n° 238/2005). É professora/ pesquisadora na área de História e Arte com foco na educação. Morou de 2006 a 2009, fora do Brasil, nas Antilhas Holandesas – Caribe; ampliando o contato vivencial com outras culturas. Fala inglês e espanhol com fluência. Editora do blog: www.sitok-sitak.blogspot.com onde publica artigos e informações sobre arte e cultura. Conheça também o projeto @museu.imaginário (IG) Instagram/ Portifólio: @graci_cruz1
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."