Shakespeare e o Teatro

A obra e personagens de William Shakespeare formam um dos mais impressionantes painéis da genialidade humana. Conheça mais sobre os trabalhos e vida do grande dramaturgo que encanta o mundo há mais de quatro séculos.

SHAKESPEARE E SEU TEMPO - Apesar de William Shakespeare ser considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, pouco sabe-se sobre sua vida. Conheça o momento histórico vivido pelo gênio e entenda melhor sua inspiração e motivações.

SHAKESPEARE, O FILHO DO LUVEIRO - Nem mesmo William Shakespeare viu-se livre do preconceito social. O escritor foi alvo de dúvidas quanto à capacidade de ter escrito obras teatrais tão apreciadas pelo mundo todo já que era filho de um simples fabricante de luvas, e não recebeu formação universitária.

SHAKESPEARE E O REI DEPOSTO - Na peça Ricardo II, Shakespeare conta a história e um rei que, achando-se dotado de poder divino, é surpreendido por um ataque da nobreza e camponeses, mostrando então toda sua fragilidade humana.

AS CONSTELAÇÕES DE SHAKESPEARE - A obra de Shakespeare, concluída com sua morte em 1616, dada a sua vastidão e profundidade, pode ser considerada como uma grande construção astronômica, como um cosmo escrito e erguido por um só grande homem.

INTERPRETANDO HAMLET - No decorrer da História, os motivos da revolta da personagem central da mais famosa peça de Shakespeare ganharam as mais variadas interpretações de escritores e pensadores do mundo todo. Veja a seguir algumas impressões deixadas pelo inconformado príncipe da Dinamarca.

O PODER DAS BRUXAS - A peça Macbeth, que Shakespeare encenou em 1605/6, é uma das poucas em que ele assustou a platéia com uma história de bruxas, alertando o público para o efeito nefasto de qualquer aproximação com elas.

O teatro de Shakespeare

O século XVI na Inglaterra, na época do reinado de Isabel, falecida em 1603, foi o momento de ouro da dramaturgia britânica, inteiramente dominada pela personalidade artística e pelo gênio criativo de Shakespeare, exercido por ele e por seus companheiros da Companhia do Camarlengo na sua sede à beira do Rio Tâmisa, o Globe Theatre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog e deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Minha foto
GRACI CRUZ É Graduada em Licenciatura Plena em História/ UESPI; e em Artes Visuais/UFPI. Experiente na área de Artes Visuais, especialista em aquarela, amante do Teatro (Contadora de história e atriz profissional – DRT/PI, Registro n° 238/2005). É professora/ pesquisadora na área de História e Arte com foco na educação. Morou de 2006 a 2009, fora do Brasil, nas Antilhas Holandesas – Caribe; ampliando o contato vivencial com outras culturas. Fala inglês e espanhol com fluência. Editora do blog: www.sitok-sitak.blogspot.com onde publica artigos e informações sobre arte e cultura. Conheça também o projeto @museu.imaginário (IG) Instagram/ Portifólio: @graci_cruz1
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."