A máscaras em sala de aula

Toda  criança gosta muito de vestir máscaras, (principalmente de super-heróis que elas vêem na TV!) e o mais importante é deixar que ela mesma produza as máscaras a serem usadas. O espaço a ser usado como atelier pode ser a sala de aula ou no pátio da escola.

Existe uma diversidade de materiais que podem ser utilizados para a confecção destas máscaras como sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelão, jornal, material de sucata, etc... Esta atividade não é difícil de ser executada e será prazerosa para criança. Com o material confeccionado a a criança poderá representar uma história com um material que ela mesmo elaborou, criando e recriando à sua própria dialética. 

O teatro de máscaras promove a recreação, o jogo, a socialização, melhorias na fala, desinibição dos mais tímidos.

Exemplo de como utilizar  a  máscara em sala de aula:
  • Quando o trabalho em aula exigir o uso da palavra, a máscara a ser utilizada é aquela que cobre os olhos e o nariz deixando a boca livre, permitindo que a voz saia clara, exibindo a sua expressão verbal.
  •  A  criança quando representa com o rosto oculto, se permite viver o enrredo dos próprios personagens e o cotidiano social deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog e deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Minha foto
GRACI CRUZ É Graduada em Licenciatura Plena em História/ UESPI; e em Artes Visuais/UFPI. Experiente na área de Artes Visuais, especialista em aquarela, amante do Teatro (Contadora de história e atriz profissional – DRT/PI, Registro n° 238/2005). É professora/ pesquisadora na área de História e Arte com foco na educação. Morou de 2006 a 2009, fora do Brasil, nas Antilhas Holandesas – Caribe; ampliando o contato vivencial com outras culturas. Fala inglês e espanhol com fluência. Editora do blog: www.sitok-sitak.blogspot.com onde publica artigos e informações sobre arte e cultura. Conheça também o projeto @museu.imaginário (IG) Instagram/ Portifólio: @graci_cruz1
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."