A
rtista Piauiense esse espaço também é seu, entre em contato e divulgue seu trabalho aqui!

Laurent Terzieff


 

Nasceu em 27 de Junho de 1935 em Toulouse (sudoeste da França), filho de mãe ceramista e pai escultor de origem russa. Laurent Terzieff, cujo verdadeiro nome era Laurent Tchemerzine, consagrou-se no teatro e, no cinema, foi revelado aos 23 anos por Marcel Carné no filme Les Tricheurs (1958)


Dedicou-se ao teatro como a um sacerdócio e fundou, em 1961, a companhia que levava o seu nome e que realizou representações em pequenos teatros, onde estreou obras inéditas de autores que amava. Também montou espetáculos de poesia sobre a vida de Rilke, Brecht e Milosz.

 

Laurent Terzieff, que colocou o seu talento ao serviço dos grandes textos de autores contemporâneos de teatro, também entrou no cinema sob a direção de Luis Buñuel, Henri-Georges Clouzot, Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini. Premiado com o importante prêmio francês Molière de melhor ator de teatro.

 O ator e diretor de teatro morreu aos 75 anos no hospital Salpêtrière de Paris por complicações pulmonares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog e deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Minha foto
Teresina, Piaui, Brazil
GRACINEIA CRUZ É Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí _ UESPI; e Artes Visuais _ UFPI (Cursando); Especialista em Estado, Movimentos Sociais e Cultura _ UESPI. Experiente na área de artes com ênfase em Teatro e elaboração de projetos culturais. É professora de História (ensino fundamental e médio), pesquisadora, artista plástica, artesã e atriz profissional (DRT/PI – 238). Morou de 2006 a 2009, fora do Brasil, o que possibilitou o contato com outras culturas e diversidades sociais. Fala inglês e espanhol. Editora do blog: www.sitok-sitak.blogspot.com onde publica artigos e informações sobre arte e cultura. Coordena e dirige a Cia. SiTok-sitAk de Teatro e Pesquisa, onde atualmente vem desenvolvendo o projeto sentar e ouvir _ uma pausa para contação de histórias.
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."